Acidentes envolvendo motocicletas já somam mais de 119 mil indenizações do Seguro DPVAT em 2019

No mês em que é celebrado o Dia do Motociclista (27), a Seguradora Líder divulga o balanço de pagamentos do primeiro semestre de 2019 para essa categoria de veículos. A motocicleta foi o veículo com o maior número de indenizações nos primeiros meses desse ano, concentrando 77% de todos os sinistros pagos neste período. Foram mais de 119 mil indenizações pagas somente para acidentes com motos, sendo 71% delas (ou 84.557) para a cobertura de invalidez permanente.

Os motociclistas foram as maiores vítimas nas indenizações pagas no ano de 2019. Dos 88.542 motoristas indenizados, 78.480 eram motociclistas. Quando analisada somente a cobertura por morte, foram 7.130 indenizações contabilizadas.

As vítimas de acidentes com motocicletas são, em sua maioria, jovens em idade economicamente ativa. No período citado, as vítimas entre 18 e 34 anos concentraram 49% dos acidentes fatais e 52% dos acidentes com sequelas permanentes.

Na avaliação do superintendente de Operações da Seguradora Líder, Arthur Froes, é necessário melhorar a formação nos centros de condutores. “Os números indicam a importância de se investir na conscientização dos jovens durante o período de formação nas autoescolas. É fundamental que os recém-habilitados deixem as escolas de direção cientes das normas de segurança e legislação de trânsito. Além disso, é essencial o respeito a essas regras e também a atenção ao volante, uma vez que os dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que a falta de atenção dos condutores foi a principal causa dos acidentes no ano passado”, afirma.

Os dados fornecidos pela Seguradora Líder para o ano de 2019 foram destaque em blog do Lauro Jardim, no Globo Online.