São Paulo, 24 de junho de 2018

Calculadora virtual do INSS calcula quanto tempo falta para se aposentar


Periculosidade diminui tempo e motociclista profissional tem direito
A Simulação do Tempo de Contribuição está acessível por meio do “Meu INSS” e informa se o segurado já tem tempo para Aposentadoria por Idade ou por Tempo de Contribuição, além do Salário-Maternidade e outras informações relativas ao INSS, como depósitos feitos pelas empresas. A ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS. Quem tem aposentadoria especial também pode usar o sistema. No caso do motociclista profissional que recebe periculosidade, o tempo para especial começa a contar a partir de 18 de junho de 2014.
Segundo a Lei Federal 12997, que trata da periculosidade para o motofretista, o § 4º diz que “São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta.” Assim, o trabalhador deve receber por lei 30% do salário descrito na carteira de trabalho. No caso de aposentadoria, passa a contar a partir de junho de 2014.
O SindimotoSP disponibiliza o Departamento de INSS / Aposentadoria para informações gerais sobre o INSS como salário-deoça, licença maternidade, perícias etc. Atendimento às terças-feiras das 14 às 17 hs na sede do sindicato Rua Dr Eurico Rangel, 58 - Brooklin Novo / SP. Para acessar os serviços do “Meu INSS” na internet basta digitar www.meu.inss.gov.br com o número do CPF para realizar breve cadastro.

fonte: Jornal A Voz do Motoboy ed. 85 - abril 2018

<< ver outros artigos