ONU lança manual de segurança para motociclistas

A Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu o documento “Segurança de veículos motorizados de duas e três rodas: um manual de segurança para gestores e profissionais da área”, para auxiliar pessoas que trabalham ou usam motocicletas para se deslocarem. A iniciativa visa cooperar para aumentar a segurança dos motociclistas em geral e diminuir acidentes, cooperando assim para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020.

O material foi produzido para setores que tem como responsabilidade elaborar políticas de segurança viária. A partir da boa implementação das orientações do manual, o objetivo é atingir motociclistas e demais agentes atuantes nas demandas voltadas para o trânsito como engenheiros, policiais, profissionais de saúde pública e educadores para prevenir e controlar a quantidade de acidentes envolvendo veículos de duas rodas que resultem em lesões.

O conteúdo do material fornece desde sugestões básicas de combate ao excesso de velocidade, utilização de itens de segurança e perigos da combinação de álcool e direção até questionamentos mais específicos como os riscos das lesões ocasionadas pelos acidentes envolvendo motos.

No Brasil, a produção de motos chegou a um milhão de unidades em 2018, a fabricação foi a maior dos últimos sete anos. Das 37,3 mil mortes que ocorreram no trânsito do país em 2016, as motocicletas foram responsáveis por 12,1 mil, de acordo com as informações do Observatório Nacional de Segurança Viária. A ausência do capacete de moto, apesar de ser uma regra básica, muitas vezes é a principal causa das mortes. Para fazer o dowload do material, digite no campo de procura de seu computador https://bit.ly/2K5vsLx.