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Geral Demandas do setor

SindimotoSP participa de reunião da Câmara Temática de Motocicleta da SMT SP

Reunião online em janeiro do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito da Prefeitura Municipal de São Paulo (CMTT) contou com presença de diversos representantes do setor profissional de duas rodas, inclusive do novo titular da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes Levi Oliveira.

13/04/2021 11h43 Atualizada há 4 anos
Por: Redação
Divulgação
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O SindimotoSP apresentou ao novo secretário municipal de transportes da cidade de São Paulo, as demandas da categoria que precisam ser solucionadas para que a categoria possa, entre outros fatores, diminuir acidentes com motociclistas e gerar empregos com segurança.
 
O sindicato relatou na reunião, as conquistas que fizeram grande diferença para o setor, como a Portaria SMT. GAB nº 123, publicada no Diário Oficial da Cidade, em que a prefeitura deixa de exigir que a motocicleta utilizada para o transporte de pequenas cargas seja da cor branca e regulariza o Seguro de Vida que beneficia motofretistas, sendo mais abrangente, cobrindo também invalidez permanente
e acidentes tanto para motociclistas de empresas (CLT) quanto para autônomos.
 
Na sequência, mostrou quais são as questões que devem ser tratadas com urgência nesse ano. O fortalecimento de parceria entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o DetranSP e demais participantes da Câmara Temática de Motocicletas - CMTT para desenvolver normatização de equipamentos de segurança de forma correta, sendo em primeiro, o baú especificando qual tamanho e dimensão ideais dentro de um estudo científico e regulador, que determine, por exemplo, sua resistência, segurança e padrão de qualidade mínimo, como já existem para capacetes e jaquetas, que possuem selo Inmetro.
 
Essa ação, para ter validada, tem compromisso do próprio secretário em publicar Portaria Municipal para que torne efeito e tenha validade de lei. Na sequência, outros equipamentos de segurança como a antena corta pipa, o protetor de pernas e o dispositivo de suporte de carga - baú, passarão pelo mesmo processo de estudo científico e testes de resistência e segurança.
 
Outras pautas discutidas na reunião para implementar em 2021
 
- Incentivos a regulamentação por parte do município.
- Criação de estacionamento de bolsão para atender motofretistas.
- Revisão e desburocratização da Lei Municipal 14.491.
- Campanhas de educação de trânsito para redução de acidentes.
- Expansão de treinamento na CET para motociclistas profissionais.
- Cursos gratuitos de 30 Horas Obrigatório do Contran.
- Geração de empregos para o setor de motofrete.
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