Depois das festas de fim de ano, o mês de janeiro traz esperança de dias melhores, mas também contas para pagar e mudanças. Aqui, de forma resumida passamos como fica a alteração da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que neste ano ganhará novo formato, e os pagamentos do IPVA e DPVAT.
CNH - Carteira Nacional de Habilitação
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou resolução determinando a adoção, a partir de 1º de junho de 2022, a nova CNH. Conforme o órgão federal, a renovada Carteira Nacional de Habilitação poderá ser emitida tanto no formato digital, disponibilizado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, quanto no tradicional, impresso. A transição para o novo padrão será obrigatória, a partir da data mencionada acima, apenas aos condutores que renovarem a CNH ou para quem tirar a primeira habilitação.
Essencialmente, a mudança tem o objetivo de alinhar a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional, além de acrescentar dispositivos de segurança contra falsificações - dentre eles, será utilizada uma tinta especial fluorescente, ou seja, que brilha no escuro, bem como itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento.
IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor
O IPVA é um imposto anual pago pelos proprietários ou possuidores de veículos. O valor do IPVA é calculado com base no valor do veículo e sua quitação é um requisito para o licenciamento. O IPVA pode ser pago na rede bancária autorizada (guichê do caixa, autoatendimento, internet banking, débito agendado) ou nas casas lotéricas, utilizando o código RENAVAM constante no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV.
Clique aqui e consulte tabela de vencimento para motos com placa de São Paulo. Para saber o valor, clique aqui. Outros estados brasileiros, consulte Secretaria da Fazenda e Planejamento de seu estado.
DPVAT
Conforme a Susep, autarquia vinculada ao Ministério da Economia, não será necessário pagar o DPVAT porque há excedente de recursos para bancar as indenizações às vítimas de acidentes de trânsito ao longo de 2022.
A Caixa Econômica Federal assumiu o pagamento das indenizações do Seguro DPVAT relativas aos acidentes ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2021. Já a Seguradora Líder continua responsável pelo reembolso a vítimas de acidentes registrados até 31 de dezembro de 2020. O consórcio continuará recebendo, até o fim de 2023, os pedidos de indenização relativos a sinistros anteriores a 2021.
As orientações gerais para solicitar indenização referente a acidentes ocorridos no ano de 2021 podem ser acessadas no portal da Caixa Econômica Federal, clique aqui. Para os acidentes de anos anteriores, basta consultar o site da Seguradora Líder, clique aqui.
LEIA TAMBÉM Ladrões e traficantes agem como falsos entregadores de apps para realizarem assaltos e tráfico de drogas
LEIA AINDA - FEBRAMOTO: MPT CONAFRET judicializa ações civis públicas contra empresas de apps
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 19°
Chuvas esparsas