O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) informou que desde o dia 20 de janeiro de 2022, está exigindo o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para os candidatos à primeira habilitação nos exames práticos presenciais de direção veicular. A instituição reitera que os examinadores de trânsito responsáveis pelo acompanhamento de quem fará o percurso, também deverão apresentar o documento.
Conforme o órgão, todos deverão apresentar o comprovante no formato físico ou digital ao presidente da banca no início dos testes, no momento da assinatura da ata de presença, usar máscaras e seguir protocolos sanitários, como distanciamento, recomendados pelas autoridades de saúde .
O Jornal A Voz do Motoboy apurou que, em outros Detrans estaduais, como da Bahia, Pernambuco e Paraíba já exigem a comprovação desde o final de 2021.
A medida vai de encontro a atual situação de alta transmissibilidade da variante Ômicron, que segundo o Observatório Covid-19 Fiocruz, em seu último boletim emitido semana passada, traz um alerta divulgando os novos dados sobre a ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento mostra que um terço dos estados brasileiros e dez capitais encontram-se nas zonas de alerta intermediário e crítico.
A própria Fiocruz reforça a ideia de que o comprovante de vacinação em locais públicos é uma medida importante neste momento. Outras órgãos públicos em todo Brasil estudam também exigir comprovante vacinal e devem tomar decisões para o sim ou para o não nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM MPT lança campanha em prol da vacinação
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 26°
Sol com algumas nuvensMín. 14° Máx. 27°
Sol