À cidade de São Paulo está fazendo aniversário hoje (25/1), mas quem ganha um presentão são os motociclistas com a inauguração oficial da Faixa Azul, antiga reivindicação do SindimotoSP, que contabiliza mais uma vitória já no início do ano que trará mais segurança para os motociclistas da cidade.
A medida visa diminuir acidentes com motos, que representam 78% dos casos na Avenida 23 de Maio e mataram 394 na capital em 2021.
A Faixa Azul implantada teve aval do prefeito Ricardo Nunes, através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no sentido Santana/Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. Ela organizará o espaço compartilhado já existente entre automóveis e motocicletas.
A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas. Haverá uma demarcação da via entre as faixas 1 e 2 – usualmente utilizadas pelos motociclistas – para que, em tráfego lento, as motos possam transitar com mais disciplina, de forma segura e consciente e sem alterar a dinâmica já existente na via.
Vale ressaltar que o uso da faixa azul não é obrigatório. O motociclista será orientado a utilizar em caso de trânsito lento. Haverá sinalização vertical por toda a via alertando para os limites de velocidade, cuidado e orientação ao mudar de faixa e mensagens educativas lembrando do uso da seta, o respeito aos limites de velocidade e a atenção aos sinais de trânsito e compartilhamento do espaço na avenida.
Leia também... Aniversário de SP contará com eventos e atividades grátis na cidade; confira programação
Leia ainda... Desemprego, inflação e precarização de direitos trabalhistas: lições de 2021 e o que esperar de 2022
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 26°
Sol com algumas nuvensMín. 14° Máx. 27°
Sol