Mais uma vez o clima esquentou no plenário da Câmara Municipal, na CPI que investiga supostas irregularidades praticadas por empresas de aplicativos que atuam no transporte de passageiros e entregas de mercadorias que atuam na capital paulista.
Assim como outras empresas que estão no delivery, o iFood mais uma vez negou-se a dar informações aos parlamentares que, indignados, buscarão outras vias como a judicial, por exemplo, para obterem os dados que pedem às empresas. Elas alegam ser de sigilo estas informações e deixam perguntas sem respostas.
Assim foi a participação do diretor de Relações Institucionais, Políticas Públicas e Relações Governamentais do iFood Com. Agência e Restaurantes, João Sabino de Freitas.
Inquirido quanto ao número de entregadores vinculados à plataforma, ele informou ter repassado os dados à CPI por meio de ofício sigiloso, alegando que a informação é sensível à empresa e, por isso, não pode ser tornada pública.
Afirmou ainda que a empresa é apenas plataforma de intermediação e que os profissionais que atuam como colaboradores são autônomos, fato esse já contestado em ação civil pública pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que reconheceu existir vínculo trabalhista entre as plataformas e trabalhadores.
Segundo os vereadores, outras perguntas como diminuição do repasse salarial ao trabalhador, longas jornadas de trabalho, desligamentos sem explicações, falta de comunicação entre empresa e entregadores, bem como fornecimento de equipamentos de segurança e para o combate ao coronavírus, tiveram respostas insuficientes e a empresa deverá voltar a depor.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da CPI, vereador Adilson Amadeu (UNIÃO). Também participaram o vice-presidente da Comissão, vereador Marlon Luz (MDB), o relator dos trabalhos, vereador Camilo Cristófaro (PSB), e os vereadores Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE), Gilson Barreto (PSDB), Luana Alves (PSOL) e Senival Moura (PT), membros do colegiado, além dos vereadores Rubinho Nunes (PODE) e Xexéu Tripoli (PSDB).
A íntegra da reunião desta quarta pode ser conferida AQUI.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 26°
Sol com algumas nuvensMín. 14° Máx. 27°
Sol