A Faixa Azul, na capital São Paulo, completou um ano em janeiro desde sua implantação na Avenida 23 de Maio e posteriormente na Avenida Bandeirantes. O sucesso alcançado com redução de mortes e acidentes, bem como melhora no fluxo do trânsito em horários de pico só contribuíram para que o projeto ganhasse admiração de todos e chamasse, inclusive, a atenção da imprensa, cidades e estados do Brasil, bem como outros países, que já desejam conhecer pessoalmente o projeto.
É nesse contexto que o SindimotoSP, a CET-SP e a Abraciclo estiveram na Malásia para troca de conhecimento e experiência em políticas públicas para motociclistas. O país é considerado um dos pioneiros na questão e possui corredores exclusivos para motociclistas.
A CET-SP, através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes - Prefeitura de São Paulo, pretende ampliar o projeto da Faixa Azul nas vias públicas da cidade de São Paulo com apoio do SindimotoSP e Abraciclo.
Na Malásia, as instituições acima citadas se reuniram para troca de experiências e conhecimentos para que possam contribuir na redução de acidentes entre motociclistas, colaborando com o plano de ação da ONU - Década de Ação pela Segurança no Trânsito, da qual a meta é reduzir em pelo menos 50% o número de vítimas em todo o mundo.
Alguns dados da Malásia
> A população passa de 33 milhões de habitantes.
> A frota de veículos soma mais de 29 milhões, sendo 47% de motos, 46% de carros e 1,3% de caminhões.
> Na Malásia existem mais de 263 km de faixas exclusivas segregadas e 200 km de faixas não exclusivas, totalizando 463 km de corredores para motos.
> Após a implantação das faixas exclusivas para motos houve redução de 40% nos casos de acidentes.
> O governo tem total controle dos acidentes mapeados via GPS.
> A maioria das motocicletas são de 160 cc.
> 99 % dos motociclistas utilizam capacetes abertos.
> É forte a atividade de entregas por aplicativo, onde são operados pelas empresas Grab, Lalamove, Shopee, Easi e Food Panda.
Roteiro da viagem Brasil - Malásia
O primeiro encontro que reuniu a prefeitura de São Paulo - CET, SindimotoSP e Abraciclo com autoridades e especialistas da Malásia foi na Universidade de Engenharia Putra Malásia – UPM. Os anfitriões foram o PhD Dr Law Teik Hua e o PhD Dr Wong Shaw Voon, em que foi apresentado todo histórico dos projetos das motofaixas exclusivas, com início na década de 1970 até 2022. O primeiro projeto de faixas segregadas (exclusiva) foi financiado pelo Banco Mundial na Malásia.
O segundo dia foi dedicado a visitação de vários trechos com diversas motofaixas. Na ocasião, os visitantes foram convidados a trafegar em moto nestas vias para sentir a sensação de segurança proporcionado pela motofaixa exclusiva. A visita em loco contou com a participação dos membros do Centro de Segurança Rodoviária da Malásia – MIROS.
No terceiro dia a visita e troca de experiências foi no Centro de Segurança Rodoviária da Malásia – MIROS, instituição que assessora o Ministério dos Transportes da Malásia, além de ser a segunda instituição na organização governamental dos transportes. O órgão faz ensaios e testes de segurança em veículos, motos, capacete, cadeirinha de criança, sensores para motocicletas e outros.
No quarto dia, o grupo visitante soube como é o funcionamento da atividade de entregas por motocicleta no país, como funciona o sistema, quais aplicativos de entregas operam na Malásia, além de acompanhar o dia a dia dos trabalhadores.
O quinto e último dia foi reservado para visitar o mercado de vendas de motocicletas, as concessionárias e lojas de acessórios.
Abaixo você confere imagens feitas na Malásia
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