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Viagem do SindimotoSP à Malásia, para troca de experiências sobre vias exclusivas para motos, completa 1 ano 

À Malásia, país que fica no continente asiático, foi um dos primeiros do mundo a criar políticas públicas específicas para motocicletas, diminuindo assim acidentes com motociclistas e contribuindo para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, que tem como meta reduzir mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50% durante esse período.

10/01/2024 16h07 Atualizada há 8 meses
Por: Jornal A Voz do Motoboy Fonte: Jornal A Voz do Motoboy
Divulgação Jornal A Voz do Motoboy
Divulgação Jornal A Voz do Motoboy

Série Especial de Aniversário da Faixa Azul

 

O Brasil também participa da ação e tenta diminuir os óbitos no trânsito de motociclistas. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, o número de motos registradas no país cresceu mais de 5 vezes nos últimos 20 anos, saltando de 5,7 milhões de veículos em 2003 para 32,3 milhões em 2023.

 

Assim, a matemática faz sua lógica e, mais motos nas ruas, mais acidentes acontecem.

 

Por conta desse cenário é que o SindimotoSP sempre reivindicou uma faixa exclusiva para motociclistas, o que finalmente foi atendida com a implantação da Faixa Azul, inaugurada em 25 de janeiro de 2022.

 

O sucesso alcançado com redução de mortes e acidentes contribuiu para que o projeto ganhasse admiração de todos e chamasse, inclusive, a atenção da imprensa, cidades e estados do Brasil, bem como outros países, que já desejam conhecer pessoalmente o projeto.

 

Foi neste contexto, que o SindimotoSP, a Abraciclo e a CET SP, estiveram na Malásia para troca de experiências e conhecimentos com autoridades e especialistas de trânsito daquele país, num roteiro de muita troca de informação, que você confere abaixo.

 

O primeiro dia reuniu o SindimotoSP, a Abraciclo e a prefeitura de São Paulo - CET SP, com autoridades e especialistas de trânsito da Malásia na Universidade de Engenharia Putra Malásia – UPM. Os anfitriões foram o PhD Dr Law Teik Hua e o PhD Dr Wong Shaw Voon, em que foi apresentado todo histórico dos projetos das motofaixas exclusivas, com início na década de 1970 até 2022 e a atual Faixa Azul.

 

O segundo dia foi para visitação de vários trechos com diversas vias exclusivas para motos na Malásia. Na ocasião, os visitantes foram convidados a trafegar em moto nestas vias para sentir a sensação de segurança. A visita contou com a participação dos membros do Centro de Segurança Rodoviária da Malásia – MIROS.

 

O terceiro dia reservou-se para a visita e troca de experiências no Centro de Segurança Rodoviária da Malásia – MIROS, instituição que assessora o Ministério dos Transportes da Malásia, além de ser a segunda instituição na organização governamental dos transportes. O órgão faz ensaios e testes de segurança em veículos, motos, capacete, cadeirinha de criança, sensores para motocicletas e outros.

 

O quarto dia, o grupo visitante soube como é o funcionamento da atividade de entregas por motocicleta no país, como funciona o sistema, quais aplicativos de entregas operam na Malásia, além de acompanhar o dia a dia dos trabalhadores.

 

O quinto dia foi reservado para visitar o mercado de vendas de motocicletas, as concessionárias e lojas de acessórios.

 

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