Com participação de cerca de 2.300 pessoas, atividades do pit stop educativo destacaram a importância da pilotagem defensiva para a prevenção de sinistros
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo fechou a programação de atividades em apoio ao movimento Maio Amarelo 2024 com uma grande ação de segurança no trânsito: um pit stop educativo realizado na zona norte da capital paulista.
Cerca de 2.300 motociclistas, motofretistas e entregadores participaram dessa ação, que foi resultado de uma parceria com a CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego) e teve apoio do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros. Este ano, o evento teve seu formato remodelado e ampliado, com mais atividades interativas que destacaram a importância da pilotagem defensiva para a prevenção de sinistros.
Os presidentes da Abraciclo, Marcos Bento; e da CET-SP, Hemilton Tsuneyoshi Inouye, prestigiaram o evento. “Sempre apoiamos ações como essa que buscam conscientizar e educar os condutores sobre sua responsabilidade para minimizar os riscos de sinistros e promover a paz no trânsito”, afirma o presidente, Marcos Bento. O executivo ressaltou, ainda, a importância da Faixa Azul, que melhorou o respeito e a convivência entre motociclistas e motoristas.
Blitz educativa
Os condutores que circularam pela Avenida Santos Dumont, um importante eixo de circulação do município de São Paulo, foram conduzidos para o Centro Esportivo Tietê, onde assistiram a uma palestra educativa, que destacou a importância da pilotagem defensiva, do uso de equipamentos de proteção, dos cuidados com a manutenção, do respeito aos limites de velocidade e às leis de trânsito.
Na parte interativa, desenvolvida pelas associadas Honda e Yamaha, foram feitas demonstrações técnicas de frenagem, com reforço para a postura correta de pilotagem. Já no simulador de ponto cego, os participantes aprenderam como sinalizar e se posicionar para perceber os movimentos de um veículo e ser percebido por seu condutor.
Outra atividade que agradou os participantes foram os óculos simuladores de embriaguez. A ideia foi reforçar que a mistura de álcool e direção nunca dá bons resultados. Além disso, os participantes puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros.
Outras ações
O presidente Marcos Bento participou, no dia 2 de maio, da solenidade de implantação da Faixa Azul, na Avenida Santos Dumont. A capital paulista conta agora com 98 quilômetros desse projeto piloto voltado para aumentar a segurança e a mobilidade do motociclista. Até o final do ano, essa sinalização deverá totalizar 200 quilômetros.
Também nessa data, o diretor-executivo da Abraciclo, Sergio Oliveira, marcou presença na cerimônia de abertura da 11ª edição do Maio Amarelo, realizada na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O executivo participou, ainda, de outros dois eventos: o 4º Fórum de Mobilidade Humana. Promovido pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) no dia 7 de maio, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Ao falar no painel "Os desafios da mobilidade em diferentes contextos urbanos”, Sergio Oliveira enfatizou o alto nível tecnológico da indústria de duas rodas e do produto nacional, as inovações para garantir a segurança viária e atuação da Abraciclo para a promoção de um trânsito mais seguro.
No dia 22 de maio, Sergio Oliveira participou de um encontro com o prefeito do munícipio de Socorro (SP), Ricardo Lopes, para assinatura do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. O estudo, desenvolvido com a colaboração da Abraciclo, prevê a adequação do centro urbano e das rotas turísticas para a criação de ciclo-caminhos, estimulando a mobilidade individual com o uso da bicicleta.
Já o consultor de segurança viária, Wilson Yasuda, esteve presente no II Seminário Nacional de Educação para a Segurança Viária, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas, no dia 10 de maio. O representante da Abraciclo foi um dos participantes da mesa que discutiu o tema: “Prevenção de Sinistros com Motocicleta: Problemas e Soluções”.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 48 anos de história e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão a coordenação, desenvolvimento e defesa da competitividade do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 17 mil empregos diretos em Manaus/AM.
Pensou em moto nova? Com tecnologias atuais, mais segurança e conforto? CLIQUE AQUI e encontre o modelo que é a sua "cara"!
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 19°
Chuvas esparsas