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A nova Honda Sahara 300 2024: inovação radical

Conheça mais sobre a novidade no texto abaixo.

25/06/2024 10h46 Atualizada há 3 meses
Por: Jornal A Voz do Motoboy Fonte: Honda
Modelo vem em 3 versões diferentes, inclusive cores. Crédito imagens: Honda
Modelo vem em 3 versões diferentes, inclusive cores. Crédito imagens: Honda

 

A mais esperada motocicleta do ano chegou em grande estilo: a Honda Sahara 300 conta com três diferentes versões – Standard, Rally e Adventure, que compartilham o mesmo conjunto de motor e chassi, mas com diferentes interpretações de estilo e acabamento.

 

Destinada a um segmento para o qual a versatilidade é fundamental, mas que não quer abrir mão de tecnologias atuais, a Honda Sahara 300 chega para ocupar um lugar de destaque e atender aos que necessitam de uma motocicleta com personalidade, design contemporâneo e, principalmente, com a proverbial confiabilidade das motocicletas Honda, que sempre está acompanhada da melhor performance e de um pós-venda sem paralelo. Bem-vinda, Sahara 300!   

 

 

Design – Com linhas inspiradas na poderosa CRF 450 Rally, vitoriosa em ralis como o de Dakar, e na CRF 1000L Africa Twin, campeã entre as maxitrails, a nova Sahara 300 tem um estilo de personalidade inconfundível. O design é marcado por linhas angulosas na carenagem frontal, que tem continuidade no conjunto de aletas que protegem o tanque de combustível, o banco e as laterais. O resultado é uma moto definitivamente moderna, mas com características que destacam a robustez e a versatilidade de uma genuína motocicleta multiúso.

 

Tecnologia – A receita técnica da Sahara 300 se serve de dois componentes que confirmam não apenas a modernidade do projeto como a intenção de dotar a novidade de notável desempenho e resistência: o motor 300 SOHC e o chassi tipo berço duplo fechado são opções consagradas, uma vez que o primeiro deriva do motor utilizado na recém-lançada CB 300 Twister, enquanto o chassi é nada menos do que uma versão da robusta estrutura que equipa a CRF 250F.

 

Segurança – A mais óbvia característica relacionada à segurança de uma motocicleta diz respeito aos freios: na nova Sahara 300, conjuntos de discos dianteiro e traseiro são servidos pelo sistema ABS, que garante frenagens seguras em qualquer tipo de terreno. No entanto, é preciso mencionar que a Sahara 300 dispõe do sistema ESS – Emergency Stop Signal, que ativa automaticamente as luzes dos piscas traseiros em frenagens bruscas, equipamento que antes era apenas dedicado a modelos de alta cilindrada.

 

 

Aerodinâmica – Destaque na Sahara 300 é o cuidado com a proteção aerodinâmica, que se percebe pelo para-brisa em duas opções, baixo nas Sahara 300 Standard e Rally e mais elevado na Adventure. Todos oferecem excelente proteção, que é complementada pelas aletas laterais do tanque, que tanto ajudam a desviar a pressão aerodinâmica das pernas do piloto como captar ar fresco para o motor. 

 

Praticidade – Em qualquer versão – Standard, Rally ou Adventure –, a Sahara 300 traz um moderno painel LCD Blackout equipado com indicador de marchas e todas as informações necessárias para um completo controle dos diversos parâmetros de pilotagem. Destaque merece a porta USB, que facilita o uso e a recarga de smartphones, situada ao lado do painel.

 

 

Pneus – Os pneus da Sahara 300 foram especialmente desenvolvidos para o modelo, que por ter características multiúso exige eficiência dos pneus em terrenos de tipo variado e nas mais diferentes condições de utilização. Os Metzeler Karoo Street oferecem a melhor aderência no asfalto e grande capacidade de tração em vias sem pavimentação.

 

Transmissão – A Sahara 300 é equipada com um câmbio de 6 marchas com embreagem deslizante e assistida. Ao acrescentar uma marcha o resultado prático obtido foi uma redução da rotação do motor em velocidade de cruzeiro em rodovia, o que beneficia o conforto, a economia de combustível e a durabilidade do motor. Já a embreagem deslizante é equipamento que aumenta a segurança, evitando a abrupta perda de aderência da roda traseira em reduções de marcha radicais. E quanto à assistência da alavanca, ela joga totalmente a favor do conforto e da melhor modulação da embreagem, o que inclusive ajuda na precisão da pilotagem.

 

 

Motor – Mesmo disponível em três versões diferentes, a  Honda XRE 300 Sahara 2024 tem as mesmas especificações. Na parte motora o modelo é equipado com um monocilindro parecido com o da nova CB 300F Twister, porém atualizado e passando a ter 25,2 cv de potência a 7.500 rpm (0,5 cv a mais que a Twister) e 2,74 kgm de torque (0,14 a mais que a 300F). A mudança que proporcionou isso foi a saída do antigo DOHC, com comando de válvulas duplo no cabeçote, e a entrada do OHC, com comando simples no cabeçote. Seu câmbio conta com 6 velocidades.

 

Sustentabilidade – A Sahara 300 atende às exigências da legislação PROMOT 5, o que na prática significa que o modelo será ainda mais amigo do meio ambiente, com emissões contidas ao mínimo, em benefício do meio ambiente. Importante lembrar que o motor da nova Sahara 300 é dotado do consagrado sistema de alimentação PGM-FI com tecnologia FlexOne, que permite abastecimento tanto com gasolina como com etanol.

 

 

Suspensão – O papel de motocicleta multiúso é um dos grandes trunfos da Honda Sahara 300, e para tal as suspensões de longo curso são fundamentais, garantindo conforto e capacidade de rodar em terrenos ruins. Na Honda Sahara 300, a suspensão dianteira permite um curso de 245 mm à roda aro 21 de alumínio, enquanto a suspensão traseira monoamortecida tem uma nova balança de alumínio que oferece curso de 225 mm à roda aro 18 polegadas. A utilização do alumínio nos aros e na balança visa à redução de peso e melhor capacidade de resistência a impactos. 

Acessórios – Uma linha completa de acessórios idealizada pelos técnicos da Honda foi desenvolvida para equipar a Sahara 300. Alguns deles são equipamentos de série da versão topo de linha, a Adventure, mas que podem ser adquiridos nas concessionárias Honda e instalados nas versões ABS e Adventure. Entre tais acessórios se destacam o para-brisa mais elevado, o protetor da carenagem frontal feito de tubos de aço e o protetor do cárter do motor.

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