Segunda, 13 de Janeiro de 2025 10:54
(11) 5090-2240
18°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Dólar com.

R$ 6,1

Euro

R$ 6,22

Peso Arg.

R$ 0,01

Destaque Destaque

Honda NXR 160 Bros 2025: – PARTE 2 – A história!

A Honda Bros foi lançada no Brasil no ano de 2003 em duas versões, 125 e 150 cc.

21/10/2024 10h15 Atualizada há 3 meses
Por: Jornal A Voz do Motoboy Fonte: Honda
Honda
Honda

 

Daí vem o “Bros” – abreviação de brothers, irmãos em inglês – para lembrar a dupla personalidade do modelo, bom para a rua e para a trilha, e o fato de existirem dois tipos de motor para uma mesma moto virtualmente idêntica quanto à parte ciclística e visual.

 

Herdeira natural de pequenas trails da Honda do passado, como a pioneira XL 125S (produzida de 1984 a 1988), a XR 200R (1994 a 2002), a XLR 125 (1997 a 2002) e a NX 150 (1989 a 1992), entre outras, a NXR Bros logo se confirmou como a queridinha dos motociclistas desejosos por uma moto econômica, resistente e com capacidade de encarar estradas ruins.

 

 

A receita era caprichada: chassi derivado das Honda CRF 150 e CRF 230 e dois tipos de motor, o 125 OHV em versões com partida a pedal ou elétrica e um novo 150 OHC com partida elétrica. O visual era um ponto forte, inspirado em modelos como a XR 250 Tornado e a NX4 Falcon.

 

 

Em seu primeiro ano de comercialização, a novidade vendeu mais de 92 mil unidades, colocando-se imediatamente atrás da campeã Honda CG e da vice Honda C 100 Biz. Nunca uma trail Honda havia alcançado vendas tão elevadas, e o sucesso fez as Bros permanecerem praticamente sem alterações até 2005, quando a NXR 125 Bros deixou de ser comercializada.

 

 

A substituição do carburador pelo sistema PGM-FI marcou a 2ª geração da NXR 150 Bros em 2009, alteração técnica que veio acompanhada da modernização no visual, comum às três versões (KS, ES e ESD). Ainda naquele ano, surgiu a versão Mix, com o motor 150 cc, que permitia o uso de etanol e/ou gasolina.

 

No fim de 2012, voltou a NXR 125 Bros como opção mais acessível em relação à NXR 150 Bros, e assim seguiu a duplinha até o fim de 2014, quando estreou a NXR 160 Bros, que “matou” a versão 150. A 125 ainda permaneceu em produção por breve tempo.

 

A NXR 160 Bros veio com um chassi novo, motor mais potente (sempre derivado do OHC da CG) e muitas atualizações técnicas (freio a disco em ambas as rodas na versão ESDD) e estéticas. O salto seguinte, em 2017, foi dotar a NXR 160 Bros com o sistema CBS – Combined Brake System, na Bros ESDD, e, em 2019, foi descontinuada a versão com freio a tambor.

A Honda NXR 160 Bros seguiu sendo atualizada esteticamente através de novos grafismos e cores, porém sem ter sua mecânica e ciclística alteradas até a versão 2024, que precedeu a esta nova NXR 160 Bros lançada agora, que representa o maior e melhor aperfeiçoamento do modelo, mas que preserva totalmente as características que fizeram das Bros um estrondoso sucesso, cuja produção superou a cifra de 3 milhões de unidades produzidas (dados de agosto de 2024). 

 

CLIQUE AQUI!

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.