A faixa azul é muito importante, ela salva vidas no trânsito. Em São Paulo, capital, são mais de 200 km de Faixa Azul, que começou na Avenida 23 de Maio zerando acidentes e mortes naquela região, melhorando o fluxo de veículos nos horários de pico e harmonizando convivência entre motociclistas e ciclistas.
A Faixa Azul foi inspirada em experiências anteriores e também internacionais, e criada por profissionais da CET-SP das áreas de Segurança Viária, da Sinalização e do Planejamento e Projetos e Operacional - Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, com aval do prefeito Ricardo Nunes, que apostou no projeto como política pública para aumentar à segurança dos motociclistas e contribuir para à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030 da Organização Mundial da Saúde (OMS), da qual o Brasil participa e tem compromisso de reduzir mortes em trânsito.
A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas. Há a demarcação da via entre as faixas 1 e 2 – usualmente utilizadas pelos motociclistas – para que, em tráfego congestionado, as motos possam transitar com mais disciplina, de forma segura e consciente e sem alterar a dinâmica já existente na via.
Com o sucesso alcançado e os ótimos resultados de diminuição de mortes e acidentes envolvendo motocicletas, é que atualmente, a Faixa Azul está em estudo de implantação nas capitais dos estados de Bahia e Rios de Janeiro, alé do Distrito Federal Brasília.
CLIQUE AQUI e veja as vias públicas de SP que já tem Faixa Azul - são mais de 200km.
Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsas