Segundo o Infosiga, ferramenta que dá transparência e acesso irrestrito para que todos possam acompanhar o que tem acontecido nas rodovias estaduais e vias públicas nas cidades, o estado de São Paulo registrou 1.925 mortes de motociclistas no trânsito entre janeiro e setembro de 2024, um aumento de 20,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2023, foram 1.599 óbitos de motociclistas nos mesmos nove meses. A marca indica que, em média, 7 motociclistas morrem por dia no estado paulista.
Na capital, foram 355 mortes em 2024, em relação a 273 no mesmo período do ano passado. O aumento é ainda maior que o registrado no estado, de 30%.
No geral, considerando todos os acidentes de trânsito, 4.605 pessoas morreram no estado nos primeiros nove meses de 2024, um crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2023, quando 3.869 óbitos foram registrados.
Na cidade de São Paulo, foram 786 óbitos neste ano, em comparação com 638 registros em 2023 — uma alta de de 23%.
O governo do estado de São Paulo não se pronunciou sobre o assunto. Em nota, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informou que tem como principal iniciativa para reduzir a gravidade de acidentes entre motociclistas a Faixa Azul, uma sinalização exclusiva para motos. Segundo a CET, são mais de 200 km de sinalização instalados na capital para um trânsito mais seguro.
Atualmente, 1 milhão e 400 mil motocicletas é o número de motocicletas só na capital.
Números de quem fica ferido ou com sequelas também subiu, assim como idade de acidentados.
O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, que fica na capital paulista, diz que no período de janeiro a agosto de 2024, metade dos atendimentos da instituição foi com motociclistas, sendo que 54% ficaram paraplégicos ou tetraplégicos e 26% sofreram algum tipo de amputação.
Para a Profª Dra Linamara Rizzo Battistella, Presidente do Conselho Diretor do IMREA Rede Lucy Montoro e Professora Titular de Fisiatria na FMUSP, a imprudência dos motociclistas não está mais apenas nos jovens e sim em homens na faixa etária dos 45 anos.
Sergio Ejzenberg, especialista em trânsito diz que a velocidade e uso de celular, principalmente com quem trabalha com aplicativo, são os dois principais motivos dos acidentes.
O Jornal A Voz do Motoboy aproveita o espaço e ressalta: RESPEITE NORMAS DE TRÂNSITO, DIRIJA COM ATENÇÃO E EFETUE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PESSOAL E DA MOTOCICLETA.
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