Se sua resposta for sim, parabéns! Mas, caso seja não, é hora de rever seu modo de condução. De acordo com
a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), órgão ligado à OMS (Organização Mundial da Saúde), o aumento na velocidade média está diretamente relacionado à probabilidade de acontecer um sinistro e agravar suas consequências.
Em números, isso quer dizer que, aumentar 1% na velocidade média, cresce em 4% o risco de acidente fatal e 3% o de acidente grave.
Muitos sabem disso intuitivamente e alguns – infelizmente – na prática. No entanto, o excesso de velocidade é a principal infração cometida pelos motociclistas. Levantamento da Zapay, fintech especializada em soluções automotivas, realizado no ano passado, revela que 21% das multas aplicadas aos motociclistas no Brasil são por excesso de velocidade.
Em segundo lugar, ficou o uso de calçados inadequados (16,3%) e em terceiro, conduzir a moto sem habilitação (5,4%).
Esses e outros fatores contribuem para a alta do índice de sinistros na cidade de São Paulo, por exemplo.
Segundo o Infosiga, houve crescimento de 34,6% nos primeiros sete meses deste ano: foram registradas 292 ocorrências contra 217 no mesmo período do ano passado.
Para ficar fora dessas estatísticas, o primeiro passo é respeitar as leis de trânsito. Lembre-se que: quanto maior a velocidade, maior será também a distância necessária para frenagem. Trafegar dentro do limite estabelecido significa preservar a sua própria vida e a segurança de todos os usuários das vias.
Afinal, os órgãos de trânsito realizam diversos estudos para reduzir a gravidade dos sinistros. Diminuir a velocidade nas ruas é uma prática adotada em muitos países e que ganha cada vez mais espaço nas cidades brasileiras.
Além disso, andar acima da velocidade e adotar uma pilotagem mais agressiva, como acelerar bruscamente nas saídas de semáforos, aumenta significativamente os gastos com combustível e manutenção, aumentando o desgaste de pneus, sistema de freios, transmissão etc.
Da próxima vez que for acelerar além do permitido, seja por qualquer razão, pense bem. Ao não fazer isso, além de praticar a pilotagem segura, você vai economizar e garantir mais tranquilidade as ruas e avenidas, pacificando as relações no trânsito.
Espalhe essa prática.
Mín. 19° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 22°
Chuvas esparsas